gallery/bandeira_rio_grande_do_sul

APAC PELOTAS

gallery/logo fb
gallery/prision
gallery/fbac

"As coisas só tem significado quando nós as conhecemos".

                                                                                   Mario Otoboni

Sobre nós

Constituição da APAC Pelotas

Em Pelotas, o primeiro passo foi dado no dia 04 de setembro de 2017 com uma reunião no FORO de Pelotas na presença do Juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) Dr. Régis Vanzin, de alguns voluntários do atual Presídio Regional de Pelotas e do consultor do Pacto Pelotas Pela Paz Alberto Kopkitque do Institito Cidade Segura. Desde então, o Projeto foi apresentado para diversas entidades pelotenses formando um grupo no Whats App de 140 pessoas. No dia 13 de dezembro de 2017, em assembleia constituinte, foi eleita a diretoria e os conselhos da APAC Pelotas.

Identificação do prédio sede do CRS da APAC Pelotas

Paralelamente, foi realizada a busca por um prédio para sediar o CRS da APAC PELOTAS. Preferência foi dada para prédio próprio, uma vez que muitas adaptações são necessárias (grades, selas com banheiros, espaços para oficinas, etc.) e também a questão da economia de aluguel. Assim foi identificado imóvel localizado próximo a BR 116, as margens da Avenida João Goulart, uma das vias de acesso à cidade. O imóvel abriga três grandes pavilhões com área total de 12 mil metros quadrados, uma casa de 90 metros quadrados e um terreno de 30 mil metros quadrados. O imóvel é oriundo de uma execução fiscal, cujo processo foi concluído no dia 26 de abril de 2018.

Reunião da Prefeita Paula com os Juizes do Foro de Pelotas, procuradores do Estado, Secretario de Segurança Pública, Secretária da Saúde e Presidente da Apac para viabilização da adjudicação do prédio da APAC Pelotas

Pavilhão

Vista aérea da área

gallery/apac visão area2
gallery/apac pavilhao 1
gallery/reunião prefeita paula com juízes do foro de pelotas, procuradores do estado, secretário de segurança públicarédio para a apac pelotas.

Copyright © 2019 ® Apac Pelotas | Todos os direitos reservados

gallery/logo apac redondo

I

PROTOCOLO DE INTENÇÕES - Dezembro/2019.

Governador do Estado assina com APAC PELOTAS

O governo oficializou, nesta quarta-feira (11/12/2019), a criação da segunda unidade prisional gaúcha com o método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). Baseado na humanização do sistema penitenciário, a nova Apac será erguida em Pelotas, no sul do Estado, com expectativa de receber os primeiros recuperandos a partir de 2020.

O protocolo de intenções foi firmado entre o Poder Executivo, com assinatura do governador Eduardo Leite, do secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, e do superintendente Susepe, Cesar Augusto da Veiga, junto com a Apac Pelotas, a prefeitura, Poder Judiciário e Ministério Público, visando estabelecer objetivos e condições preparatórias para a implantação do centro de reintegração social no município.

 

gallery/GOV2

“É muito importante darmos esse passo hoje, que busca pela efetiva recuperação daqueles que tenham cometido algum delito, de forma humanizada e oferecendo ao mesmo tempo um ofício aos chamados recuperandos e contribuindo com a sociedade, com a economia por meio deste trabalho. Espero que se concretize o mais breve possível”, disse o governador.

Conforme a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o projeto da casa prisional já está pronto e o terreno está garantido. Agora, restam trâmites burocráticos para liberação de recursos federais.

gallery/GOV 1